Jerusalém, Israel – 2 de fevereiro de 2024 – O Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu o fechamento da agência da ONU para refugiados palestinos, alegando que sua missão “precisa acabar” pelo fato ter terroristas em seus quadros.
Israel acusou membros da equipe da UNRWA de estarem envolvidos no ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro. As alegações levaram vários países doadores a suspender o financiamento à agência.
Netanyahu se reuniu com uma delegação de embaixadores da ONU de países do leste europeu e outros em Jerusalém na quarta-feira (31). Ele declarou: “É hora de a comunidade internacional e a própria ONU entenderem que a missão da UNRWA precisa acabar”.
Ele também afirmou que uma organização de ajuda alternativa deveria ser encontrada para resolver o problema em Gaza.
Israel continuou seus ataques na cidade do sul de Khan Younis e em outras áreas de Gaza na quarta-feira.
O grupo terrorista Hamas informou que hospitais, incluindo o Al-Amal, estão sem alimentos, com vidas em risco. Eles também afirmaram que o número de mortos nos ataques israelenses ao enclave atingiu 26.900.
Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse na quarta-feira que o Secretário de Estado Antony Blinken em breve viajará ao Oriente Médio.
Blinken deve discutir as negociações mediadas pelos EUA, Catar e outros países para a libertação de reféns mantidos pelo Hamas e uma pausa nos combates.
Esta seria sua quinta visita ao Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e o Hamas em outubro passado.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am