Rio de Janeiro, Brasil – 23 de fevereiro de 2024 – Os ministros das Relações Exteriores do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul reafirmaram seu compromisso de continuar trabalhando juntos rumo à completa desnuclearização da Coreia do Norte.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Tae-yul, se reuniram na quinta-feira (22). Eles estavam no Rio de Janeiro para participar da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20.
Kamikawa afirmou que a cooperação estratégica trilateral é agora mais importante do que nunca, pois existem desafios para uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito.
Os ministros discutiram os avanços do programa de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Eles reafirmaram sua contínua cooperação na melhoria da dissuasão regional e nas capacidades de resposta por meio da cooperação em segurança e outras medidas.
Destacaram a vantagem de os três países serem membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas este ano.
Kamikawa expressou sua profunda preocupação com a cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia. Ela enfatizou a necessidade de monitorar a situação, acrescentando que uma via para o diálogo para aliviar as tensões está aberta.
Eles também reafirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan diante das crescentes atividades marítimas da China.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

