Tóquio, Japão – 6 de fevereiro de 2024 – Os legisladores japoneses estão debatendo maneiras de tornar o financiamento político mais transparente após um escândalo de arrecadação de fundos envolvendo várias facções do principal partido governista, o Partido Liberal Democrata (Liberal Democratic Party – LDP).
Okada Katsuya, um membro sênior da oposição e Secretário-Geral do Partido Democrático Constitucional, está instando o Primeiro-Ministro Kishida Fumio a realizar reformas rapidamente.
Ele disse: “Os políticos são julgados por seus resultados. Você deveria estar realizando reformas durante esta Sessão Dietética, e se não o fizer, deveria se comprometer a assumir a responsabilidade”.
O Primeiro-Ministro Kishida Fumio respondeu: “O LDP discutirá exaustivamente as mudanças legais com os outros partidos. Trabalharemos para revisar a Lei de Controle de Fundos Políticos durante a atual sessão da Dieta”.
Múltiplas facções dentro do LDP são suspeitas de não declarar receitas de eventos de angariação de fundos. Eles também supostamente pagaram propinas a alguns membros.
Atuais e antigos tesoureiros de três facções foram acusados de falsificar relatórios de fundos políticos.
O parceiro de coalizão do LDP, Komeito, também está pedindo novas medidas. O chefe de política do partido, Takagi Yosuke, diz que os legisladores devem ser responsabilizados quando seus tesoureiros quebram a lei.
Ele disse: “O público está se perguntando por que os políticos não são responsabilizados, mesmo quando seus contadores são pegos. Precisamos mudar a lei para punir os políticos quando sua equipe quebra as regras”.
Kishida respondeu: “Se introduzirmos a culpa por associação, precisaremos delinear claramente o escopo de quem se aplica e quando. Queremos discutir esses tipos de questões com os outros partidos”.
Partidos de oposição também pediram aos líderes das facções do PLD envolvidas no escândalo que se expliquem diante da Dieta.
- Licença-paternidade no Japão bate recorde de adesão - 31 de julho de 2025 3:00 am
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am