Yangon, Myanmar – 7 de fevereiro de 2024 – Duas escolas em Myanmar foram atingidas por ataques aéreos realizados pela junta militar em sua luta contra grupos armados étnicos.
Um comunicado divulgado por um dos grupos étnicos afirma que os ataques aéreos no estado oriental de Kayah na segunda-feira (5), visaram duas aldeias. Várias crianças estavam entre os mortos.
Um vídeo mostra prédios danificados na aldeia de Loi Nan Hpa, que incluía uma escola. Um idoso morreu no ataque.
Um ataque aéreo em outra escola, em uma cidade próxima, matou 4 estudantes e feriu pelo menos outras 14 pessoas.
Acredita-se que algumas das crianças que frequentam as escolas tenham sido deslocadas por batalhas anteriores entre o exército e forças de oposição.
O exército tomou o poder em um golpe de Estado em fevereiro de 2021.
Desde outubro, grupos étnicos armados e forças pró-democracia têm intensificado sua ofensiva e assumido o controle de várias cidades e postos militares.
Em resposta, o exército lançou mais ataques aéreos, resultando em muitas mortes de civis, incluindo crianças e mulheres.
Nove membros do Conselho de Segurança da ONU condenaram o que chamaram de ataques “indiscriminados” da Forças Armadas de Myanmar e instaram o país a interromper seus ataques contra civis.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am