Tóquio, Japão – 16 de fevereiro de 2024 – O Japão comprometerá apoio de longo prazo à Ucrânia em uma conferência na próxima semana, com o objetivo de ajudar o país a se reconstruir após a invasão contínua da Rússia.
A Conferência Japão-Ucrânia para Promoção do Crescimento Econômico e Reconstrução acontecerá em Tóquio na segunda-feira (19).
O Primeiro-Ministro japonês, Kishida Fumio, e o Primeiro-Ministro ucraniano, Denys Shmyhal, estarão presentes.
A NHK obteve detalhes de um projeto de declaração conjunta que delineia o plano do Japão para ajudar a proteger a independência da Ucrânia e restaurar a integridade territorial do país.
O Japão prometerá assistência contínua em todas as etapas do esforço de reconstrução. Isso inclui operações de emergência, como remoção de minas terrestres e detritos, assistência econômica e promoção de indústrias avançadas.
Os dois países concordarão sobre a importância de manter e fortalecer as sanções contra a Rússia como forma de dissuadir as atividades militares de Moscou.
Japão e Ucrânia também confirmarão seu compromisso em garantir que a Rússia não possa evitar essas sanções.
As duas partes estão se preparando para assinar cerca de 50 documentos que abrangem agricultura, infraestrutura e outros cinco campos.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am