Tóquio, Japão – 28 de fevereiro de 2024 – Segundo a NHK, o governo japonês está realizando preparativos para construir novos abrigos de evacuação em ilhas remotas e em outros locais em caso de emergências, incluindo uma contingência em Taiwan.
Autoridades governamentais têm discutido maneiras de proteger os residentes na Província de Okinawa e em outras áreas situadas próximas a Taiwan.
Os planos incluem a construção de novos abrigos posicionados como instalações especiais de evacuação de emergência para aqueles que não podem evacuar rapidamente.
Os abrigos seriam construídos com uma estrutura robusta de concreto armado, e as paredes teriam uma espessura de mais de 30 centímetros para resistir a explosões de mísseis.
Municípios locais, com apoio financeiro do governo central, seriam responsáveis pela construção dos abrigos no subsolo de instalações públicas e outros edifícios.
A capacidade de acomodação seria determinada com base nas necessidades de cada município. O abrigo projetado forneceria um espaço de cerca de 2 metros quadrados por pessoa. Ele seria equipado com um depósito e sistemas elétricos e de comunicação para que os evacuados possam se abrigar por cerca de duas semanas.
O governo central planeja compilar diretrizes de design até o final do próximo mês e apresentá-las aos municípios e outras entidades.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am