Tóquio, Japão – 19 de fevereiro de 2024 – O Japão concordou com a Ucrânia em promover o apoio à sua reconstrução por meio de esforços dos setores público e privado, e em cooperar para alcançar a paz o mais rápido possível.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, realizou conversações com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, em Tóquio, nesta segunda-feira (19), durante a Conferência Japão-Ucrânia para Promoção do Crescimento Econômico e Reconstrução.
Kishida iniciou as conversações ressaltando a necessidade de encorajar a comunidade internacional a apoiar a Ucrânia, visto que quase dois anos se passaram desde a invasão da Rússia ao país.
Ele afirmou que deseja fortalecer as medidas para a reconstrução da Ucrânia por meio dos esforços conjuntos dos setores público e privado.
Kishida e Shmyhal também discutiram o plano de paz do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que prevê a retirada das forças russas e a restauração do território ucraniano.
Ambos concordaram em continuar a cooperação bilateral com o objetivo de alcançar uma paz permanente na Ucrânia o mais rápido possível. Mais de 50 memorandos de cooperação foram assinados entre os dois países.
Os dois líderes também concordaram em iniciar negociações oficiais para a assinatura de um Acordo sobre a Segurança da Informação.
Kishida afirmou que o Japão continuará a trabalhar com os ucranianos até que a paz seja restaurada na “belíssima terra da Ucrânia”.
Ele também expressou o desejo de trabalhar com outros países, incluindo as nações do G7, para impulsionar o apoio global à Ucrânia com base nas discussões de segunda-feira em Tóquio.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am