Tóquio, Japão – 15 de fevereiro de 2024 – O porta-voz do governo japonês afirmou que a declaração de Pyongyang de que a questão dos sequestros de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos está resolvida é absolutamente inaceitável.
O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, disse a repórteres na sexta-feira (16), que o governo tomou conhecimento de que a irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma declaração sobre uma possível visita do primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, a Pyongyang.
Kim Yo Jong disse na declaração de quinta-feira (15), que a visita seria possível se o Japão “não colocar obstáculos, como a questão dos sequestros, no caminho futuro para a melhoria das relações bilaterais”.
Hayashi disse que se absterá de fazer comentários detalhados, incluindo a avaliação do governo sobre a declaração, pois isso poderia afetar negociações futuras.
Ele também disse que o Japão permanece inalterado em sua posição de buscar uma solução abrangente para questões bilaterais pendentes, como os sequestros e os programas de mísseis e nucleares da Coreia do Norte, com base na Declaração de Pyongyang de 2002 entre Japão e Coreia do Norte.
- Putin e Xi condenam ações de Israel e pedem contenção - 20 de junho de 2025 9:52 am
- Trump avalia ação militar contra Irã em até duas semanas - 20 de junho de 2025 9:46 am
- Pavilhão Brasil distribuirá 5 mil Parangoromos por dia na Expo Osaka 2025 - 20 de junho de 2025 9:17 am