Tóquio, Japão – 23 de fevereiro de 2024 – O governo japonês está considerando adicionar quatro novos setores ao programa de trabalhadores qualificados, em um esforço para aceitar mais profissionais estrangeiros nos campos que sofrem com uma grave escassez de mão de obra.
Autoridades apresentaram o plano ao Partido Liberal Democrata, no governo, na quinta-feira (22). Os setores a serem adicionados ao programa serão transporte automotivo, ferroviário, florestal e madeireiro.
Especificamente, o governo tem em mente motoristas de ônibus, táxi e caminhão para o setor de transporte automotivo, e operadores de trem, funcionários de estações e trabalhadores de manutenção para o setor ferroviário. O governo pretende aprovar o plano em uma reunião do gabinete no próximo mês.
O status de trabalhador qualificado especificado categoria No. 1 é dado a trabalhadores estrangeiros que são reconhecidos por terem habilidades especializadas. Aqueles com o status podem permanecer no Japão por até cinco anos. Atualmente, a categoria abrange 12 campos, como cuidados de enfermagem, construção e agricultura.
Se o plano for concretizado, será a primeira vez que novos campos são adicionados ao programa desde que o sistema foi introduzido.
Em conexão com os trabalhadores estrangeiros no Japão, o governo planeja abolir o sistema atual para estagiários técnicos estrangeiros e mudar para um novo programa. Ele seria aplicado aos mesmos setores cobertos pelo programa de trabalhadores qualificados.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am