Washington, EUA – 01 de fevereiro de 2024 – Os formuladores de políticas do Federal Reserve dos EUA (FED), decidiram manter as taxas de juros estáveis. Eles afirmaram que precisam de “maior confiança” de que a inflação está se estabilizando antes de realizar cortes.
O Fed fez o anúncio após o encerramento de sua reunião de política de dois dias na quarta-feira (31).
Os formuladores de políticas tentaram reduzir a inflação por meio de uma série de aumentos nas taxas de juros. Eles tiveram algum sucesso, levando investidores a se perguntarem se começariam a reduzir as taxas. Esta é a quarta reunião consecutiva em que mantiveram as taxas estáveis.
O presidente do Fed, Jerome Powell, observou que a inflação diminuiu ao longo do último ano, mas permanece elevada. Em uma coletiva de imprensa após a reunião, ele disse: “Estamos encorajados pelo progresso. Mas, você sabe, não estamos declarando vitória neste momento. Achamos que temos um longo caminho pela frente”.
Ele e seus colegas veem o risco de que a inflação possa acelerar novamente, acrescentando que não estão “apressados” e que cortes nas taxas após a próxima reunião do Fed em março não são prováveis.
Ainda assim, os indicadores sugerem que a atividade econômica tem se expandido a um “ritmo sólido”. O PIB no quarto trimestre de 2023 cresceu a uma taxa anualizada de 3,3%. O Fed espera desacelerar o crescimento e trazer a economia para um pouso suave sem levá-la a uma recessão.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am