5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:13
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Sul estabelece laços diplomáticos com Cuba

Anúncio marca um novo capítulo nas relações internacionais sul-coreanas, enquanto Cuba mantém histórica amizade com a Coreia do Norte.

Seul, Coreia do Sul – 15 de fevereiro de 2024 – A Coreia do Sul anunciou hoje o estabelecimento de relações diplomáticas com Cuba, um país que há muito tempo mantém uma amizade com a Coreia do Norte.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que a missão do país nas Nações Unidas em Nova York chegou a um acordo com representantes de Cuba nesta quarta-feira (14).

Os laços bilaterais entre os dois países foram interrompidas após a Revolução Cubana de 1959. Em 2016, o então ministro das Relações Exteriores sul-coreano visitou Cuba e expressou o desejo de estabelecer laços diplomáticos.

Em junho do ano passado, após o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol assumir o cargo, seu governo ofereceu ajuda humanitária no valor de cerca de 300 mil dólares a Cuba, que sofreu graves danos devido a fortes chuvas.

A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, relata que os dois países negociaram os laços diplomáticos nos bastidores, levando em consideração que a Coreia do Norte poderia se opor à iniciativa e tentar bloqueá-la.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul afirma que ambas as partes discutirão a abertura de escritórios diplomáticos, e que Seul desenvolverá bases para expandir a cooperação econômica e ajudar empresas a iniciar negócios em Cuba.