Yokote, Japão – 16 de fevereiro de 2024 – O inverno excepcionalmente quente no Japão este ano tem impactado negativamente um tradicional festival de neve em uma cidade no nordeste do país.
O festival anual, que apresenta “kamakura”, ou cabanas de neve semelhantes a iglus, teve início na cidade de Yokote, na província de Akita, na quinta-feira (15), apesar da ausência de neve acumulada no chão.
O evento geralmente conta com várias dezenas de kamakuras, cada uma medindo 3 metros de altura e 4 metros de largura, em diversos locais pela cidade. É realizado para honrar a divindade da água e rezar por boas colheitas.
Os organizadores tiveram que trazer 700 toneladas de neve de áreas montanhosas em municípios vizinhos neste inverno. Isso resultou na construção de cerca de 50 kamakuras, 20% a menos do que o habitual.
Foi a primeira vez em 17 anos que a cidade enfrentou uma escassez de neve tão grande.
O primeiro dia do festival foi marcado por chuva e temperaturas mais altas. Em um dos locais do festival, o Parque Yokote, os organizadores tiveram que cobrir as cabanas com lonas impermeáveis para evitar que derretessem.
Uma visitante disse que as kamakuras eram maiores do que ela esperava e bastante impressionantes. Ela mencionou que poderia ter vivenciado uma atmosfera mais mística se houvesse neve, então gostaria de visitar novamente em um ano nevado.
O festival, de dois dias, termina nesta sexta-feira (16).
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am