Tóquio, Japão – 01 de fevereiro de 2024 – As notas do Banco do Japão, de sua reunião na semana passada, revelam uma disposição entre os membros do conselho para ampliar as discussões sobre a normalização da política monetária, indicando uma possível mudança na abordagem econômica do país.
Durante a reunião de dois dias que ocorreu até 23 de janeiro, o banco central decidiu manter suas medidas de flexibilização monetária. No entanto, o governador do BOJ afirmou após a reunião que a probabilidade de atingir a meta de estabilidade de preços de dois por cento vem aumentando gradualmente.
O relatório de Resumo de Opiniões divulgado na quarta-feira cita sentimentos semelhantes.
Um formulador de políticas afirmou que “é necessário para o Banco começar a discutir a saída da política monetária atual, uma vez que o alcance da meta está se tornando mais realista”.
Um comentário nas notas disse que as revisões salariais nesta primavera provavelmente serão em níveis mais altos e que “as condições para uma revisão, incluindo o término da política de taxa de juros negativa, estão sendo atendidas”.
Outro formulador de políticas citou os riscos econômicos do terremoto que atingiu o centro do Japão no dia de Ano Novo. O oficial disse que, após avaliar os efeitos macroeconômicos do terremoto por um ou dois meses, é “altamente provável que o BOJ chegue a um ponto onde possa normalizar a política monetária”.
A próxima reunião de dois dias do BOJ começa em 18 de março e a atenção do mercado agora está voltada para quais decisões o banco pode tomar em relação à política à luz das últimas notas de opinião.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am