Moscou, Rússia – 6 de fevereiro de 2024 – As autoridades russas estão avaliando a possibilidade de banir Boris Nadezhdin, um crítico de longa data do presidente Vladimir Putin, das eleições presidenciais que ocorrerão no próximo mês.
Nadezhdin, ex-membro da Câmara Baixa do Parlamento, tem sido conhecido por sua oposição à guerra na Ucrânia. Ele coletou as 100.000 assinaturas necessárias e as entregou na última quarta-feira à Comissão Eleitoral Central.
No entanto, na segunda-feira, funcionários da comissão declararam que 15% das assinaturas eram inválidas, três vezes mais do que o permitido. Alegaram que alguns dos listados como apoiadores estão mortos. A decisão final sobre se desqualificarão Nadezhdin será tomada na quarta-feira, algo que já fizeram com outros candidatos desafiantes.
Nadezhdin e sua equipe afirmaram que continuarão a coletar assinaturas até o prazo final. Eles também declararam que apelarão à Suprema Corte caso a comissão se recuse a registrá-lo como candidato. A situação reflete as tensões políticas e os desafios enfrentados pelos críticos do regime de Putin na Rússia.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am