Tóquio, Japão – 27 de fevereiro de 2024 – A agência espacial do Japão, JAXA, anunciou que restabeleceu a comunicação com sua sonda lunar SLIM, confirmando que a espaçonave sobreviveu à noite lunar.
A SLIM, ou Smart Lander for Investigating Moon, pousou na lua em 20 de janeiro, tornando o Japão o quinto país a realizar tal feito. No entanto, um painel solar estava virado para a direção errada, e a sonda não conseguia gerar energia. A SLIM começou a exploração vários dias depois ao captar um pouco de luz solar, e a comunicação foi restabelecida.
Após o início da noite lunar na área de pouso, a sonda entrou em estado de hibernação. Sua última comunicação foi em 31 de janeiro.
A JAXA afirma que a SLIM não foi projetada para resistir à noite lunar, quando a temperatura cai para cerca de menos 170 graus Celsius. No entanto, a agência enviou um comando à sonda após o retorno do sol ao ponto de pouso e recebeu uma resposta.
A JAXA diz que encerrou a comunicação após um curto período para evitar a falha de seus equipamentos de comunicação, cuja temperatura excedeu 100 graus Celsius.
A agência planeja tentar se comunicar com a sonda novamente e usar uma câmera especial para observações adicionais e coleta de novos dados.
Anteriormente, a sonda usou a câmera para coletar dados sobre 10 rochas. Os dados serão utilizados para investigar a origem da lua.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am