25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:01
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Abastecimento de água restaurado em algumas áreas afetadas pelo terremoto

Esforços de recuperação avançam gradualmente nas regiões do Japão central atingidas por um terremoto mortal no primeiro dia do ano.

Suzu, Japão – 12 de fevereiro de 2024 – Os esforços de recuperação continuam passo a passo nas áreas do Japão central que foram atingidas por um terremoto mortal no primeiro dia do ano novo.

A cidade de Suzu, na Prefeitura de Ishikawa, perdeu seu abastecimento de água quando o terremoto ocorreu. No sábado, 35 residências voltaram a ter água corrente.

Um morador declarou: “Tive que carregar água muitas vezes para lavar roupas. Estou feliz por ter água corrente novamente”.

Em Wajima City, cerca de 10.000 residências e estabelecimentos comerciais ainda estão sem água.

A prefeitura iniciou a operação de um ônibus shuttle no domingo para levar os moradores de Wajima a uma instalação em Hakui City, onde podem tomar banho em uma grande banheira. As pessoas que se inscreveram antecipadamente embarcaram no ônibus.

Enquanto os esforços para reconstruir vidas continuam, as pessoas são instadas a estar conscientes do risco de morte relacionado a desastres.

Após o terremoto do mês passado, 15 pessoas morreram de causas suspeitas relacionadas ao desastre.

Okumura Yoshihiro, Professor da Universidade de Kansai, observou que os idosos provavelmente serão sobrecarregados pela necessidade de se adaptar a um novo ambiente.

O especialista disse: “Uma pessoa não pode se sentir segura apenas porque foi evacuada. É importante lembrar que os idosos precisam de apoio de outras pessoas após a realocação”.

Okumura enfatizou que as pessoas devem ter esses pontos importantes em mente e tomar medidas preventivas.