Davos, Suíça – 17 de janeiro de 2024 – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, marcou presença na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, buscando apoio renovado de seus aliados em meio às preocupações sobre a fadiga de guerra.
Em seu discurso na terça-feira (16), Zelenskyy afirmou que seria “fundamentalmente equivocado” acreditar que o conflito em seu país diz respeito apenas à Ucrânia. Ele alertou para a crescente possibilidade de agressão russa se espalhar para além das fronteiras ucranianas, enfatizando a necessidade de encerrar imediatamente a estratégia de guerra do presidente russo Vladimir Putin.
O presidente ucraniano realizou uma reunião com líderes dos Estados Unidos, agradecendo pelo apoio fornecido na defesa aérea e pressionando por mais colaboração. O Secretário de Estado, Antony Blinken, prometeu um “apoio duradouro” contra a “ofensiva russa”.
Zelenskyy também apresentou seu caso ao Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que expressou preocupações sobre a ofensiva ucraniana no ano passado não ter alcançado os resultados esperados pelos membros da aliança. No entanto, Stoltenberg afirmou que Putin não alcançou seu objetivo de controlar a Ucrânia.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se juntou a Zelenskyy em uma reunião com líderes empresariais. Ela lembrou aos aliados ocidentais a importância de manterem seu apoio e afirmou que a Ucrânia pode prevalecer se continuarem a fortalecer sua resistência. O esforço de Zelenskyy em mobilizar apoio internacional destaca a urgência da situação na região.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am