por Marina Takahashi, correspondente de Cultura Tradicional Japonesa
Fukuoka, Japão, 16 de janeiro de 2024 – O Santuário Kushida, localizado em Fukuoka, cidade do oeste japonês, deu início à celebração de Setsubun, o último dia do inverno no calendário tradicional japonês, instalando grandes máscaras decorativas em seus portões.
A tradição de adornar os portões com máscara gigantes máscaras de “Otafuku” teve início há 63 anos no Santuário Kushida. O rosto sortudo e rechonchudo foi confeccionado com papel washi japonês em uma estrutura de madeira.
Uma das máscaras de tamanho extraordinário instaladas no portão principal do santuário, na segunda-feira (15), possui mais de cinco metros de altura e largura. O rosto foi produzido em três partes – a testa, as bochechas e a boca – levando cerca de 30 minutos para serem unidas.
Acredita-se que a boa sorte acompanha os fiéis que entram no santuário através da boca aberta de Otafuku.
Uma visitante expressou surpresa com o tamanho da máscara, afirmando que deseja orar por boa sorte para ela e seu marido.
As decorações permanecerão nos portões do santuário até 15 de fevereiro, marcando a conclusão dessa tradicional celebração de Setsubun.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am