Davos, Suíça – 19 de janeiro de 2024 – Sam Altman, CEO da OpenAI, participou pela primeira vez de um evento público desde seu afastamento e rápido retorno à empresa no final do ano passado. Altman falou nesta quinta-feira (18), no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, integrando um painel de discussão intitulado “Tecnologia em um Mundo Turbulento”.
O co-fundador da startup, responsável pela criação da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, foi afastado do cargo em novembro pelo conselho de diretores, que alegou falta de consistência em sua comunicação. No entanto, Altman retornou rapidamente após uma carta assinada por quase todos os mais de 700 funcionários da OpenAI, ameaçando renunciar caso sua saída fosse mantida.
Durante a discussão em Davos, Altman abordou as turbulências na OpenAI, atribuindo o drama ao tamanho reduzido do conselho e à falta de experiência adequada. Ele descreveu a situação como um “microcosmo” do aumento das apostas, estresse e tensão na empresa. Em um tom leve, Altman comentou: “Você só precisa rir”.
Altman destacou que, apesar do impacto inicial de sua saída, percebeu que as pessoas que contratou e orientou estavam prontas para assumir responsabilidades sem sua presença, o que ele considerou “satisfatório”.
Além disso, Altman alertou sobre os riscos da inteligência artificial, enfatizando que é positivo que as pessoas tenham medo dos aspectos negativos dessa tecnologia. Ele ressaltou que a IA envolve uma “grande questão social” e que as pessoas precisam decidir quais são os limites aceitáveis.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am