Moscou, Rússia e Kiyv, Ucrânia – 11 de janeiro de 2024 – Forças russas e ucranianas estão intensificando os ataques uma contra a outra nas áreas de fronteira entre os dois países, elevando as tensões na região.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na terça-feira que os sistemas de defesa aérea do país interceptaram um drone ucraniano e um míssil sobre a região oeste russa de Belgorod.
Aparentemente, os ucranianos estão intensificando o que se acredita serem ataques transfronteiriços contra a Rússia. O governador da região de Belgorod relatou que 25 pessoas foram mortas em um ataque ucraniano em 30 de dezembro.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou na terça-feira que o exército russo fará tudo o que for possível para reduzir e, posteriormente, eliminar a ameaça de ataques ucranianos às cidades russas.
Enquanto isso, as forças russas continuam seus ataques intensivos na região leste da Ucrânia, em Kharkiv, que faz fronteira com a região de Belgorod na Rússia.
O prefeito da cidade de Kharkiv disse na quarta-feira que as forças russas bombardearam um acampamento de recreação infantil nos arredores da cidade durante a noite, danificando vários edifícios.
O think tank dos EUA, o Instituto para o Estudo da Guerra, afirmou em sua avaliação na terça-feira que fontes russas estão revivendo pedidos de longa data para uma operação ofensiva em larga escala na região de Kharkiv para criar uma “zona de buffer” com a região de Belgorod. A situação permanece fluida, com a comunidade internacional observando atentamente o desenvolvimento dos eventos.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am