Nanao, Ishikawa, Japão – 30 de janeiro de 2024 – O governador da Província de Ishikawa, no Japão, Hiroshi Hase, anunciou que o fornecimento de energia deve ser restabelecido até quarta-feira (31), na maioria das áreas afetadas pelo poderoso terremoto ocorrido há quatro semanas.
O terremoto de Ano Novo deixou 39.900 residências em Ishikawa sem energia elétrica. No entanto, até o meio-dia de domingo, o número havia diminuído para cerca de 3.710, representando apenas um décimo do pico inicial.
Hase Hiroshi disse em coletiva de imprensa na segunda-feira (29), que os blackouts devem ser encerrados até quarta-feira (30), com exceção de algumas áreas. Ele explicou que alguns locais ainda estão isolados devido a deslizamentos de terra, enquanto edifícios e equipamentos para distribuição de eletricidade em outras regiões sofreram danos severos devido ao terremoto, tsunami e incêndios.
As taxas de transmissão de energia se recuperaram para pelo menos 80% nas cidades de Wajima e Suzu, e 99% em Nanao City e nas cidades de Noto, Anamizu e Shika.
A população local recebe a notícia com esperança, enquanto equipes de resgate e reconstrução continuam trabalhando incansavelmente para recuperar a normalidade nessas comunidades afetadas pelo desastre natural.
- TEPCO registra prejuízo bilionário com desativação da usina nuclear de Fukushima - 1 de agosto de 2025 6:41 am
- Dois chineses são agredidos por grupo em Tokyo - 1 de agosto de 2025 6:36 am
- Chuvas em Pequim deixam 44 mortos e 9 desaparecidos - 1 de agosto de 2025 6:30 am