Penghu, Taiwan, 31 de janeiro de 2024 – A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, inspecionou um exercício militar nas ilhas do Estreito de Taiwan.
Tsai visitou bases do exército, marinha e força aérea nas Ilhas Penghu na terça-feira (30).
A presidente observou um exercício realizado por uma unidade de infantaria mecanizada. O cenário envolvia um ataque inimigo a um aeródromo próximo usando cinco helicópteros após reconhecimento por um drone.
No exercício, a unidade taiwanesa simulou a derrubada de dois aviões inimigos com mísseis móveis superfície-ar, com tropas dos três helicópteros restantes descendo ao solo.
A unidade taiwanesa confirmou procedimentos para controlar a situação usando tanques e outros equipamentos com tropas inimigas tentando ocupar a base.
Após o exercício, Tsai fez um discurso. Ela destacou a posição estrategicamente importante das unidades em Penghu e agradeceu ao pessoal por fazer o máximo pela segurança de Taiwan.
Há crescentes preocupações em Taiwan de que a China possa tomar medidas militares após a recente vitória nas eleições presidenciais por um candidato do Partido Democrático Progressista no poder.
Observadores afirmam que a visita de Tsai tem como objetivo mostrar às pessoas dentro e fora de Taiwan que o país está em alerta máximo contra o exército chinês durante as férias do Ano Novo Lunar, que começam na próxima semana.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am