Tóquio, Japão, 31 de janeiro de 2024 – A polícia japonesa prendeu oito cidadãos japoneses envolvidos em golpes telefônicos, após sua deportação das Filipinas, onde haviam sido detidos.
Os oito japoneses têm entre 20 e 30 anos. Eles foram detidos pelas autoridades filipinas em fevereiro de 2020 sob suspeita de trabalhar sem vistos adequados, em um hotel resort na província setentrional de Laguna.
A polícia afirma que eles são suspeitos de fazer ligações para o Japão na tentativa de fraudar uma mulher na prefeitura sudoeste de Kumamoto.
Fontes investigativas dizem que os suspeitos se passavam por funcionários de empresas de telefonia e informavam às vítimas que elas tinham contas telefônicas não pagas. As vítimas eram advertidas de que o serviço telefônico seria cortado a menos que pagassem.
As fontes afirmam que smartphones, PCs e manuais de fraude foram descobertos nos quartos de hotel dos suspeitos.
Acredita-se que o grupo esteja envolvido em casos de fraude por telefone direcionados a idosos em várias prefeituras japonesas, incluindo Kanagawa, Tóquio e Shizuoka.
A Polícia de Kanagawa enviou investigadores às Filipinas na noite de segunda-feira (29). Os oito suspeitos foram deportados para o Japão na terça-feira (30), e presos durante o voo depois que o avião que os transportava entrou no espaço aéreo japonês.
Ao chegarem ao Aeroporto de Narita, foram transferidos para uma delegacia de polícia em Kanagawa.
Grupos de fraude japoneses sediados no Sudeste Asiático têm sido capturados um após o outro nos últimos anos.
A Agência Nacional de Polícia do Japão afirma que nove grupos foram expostos pelas autoridades locais na Tailândia, nas Filipinas, no Camboja e no Vietnã desde 2019. A polícia japonesa deteve um total de 122 membros.
- Trump visita centro de detenção em pântano na Flórida - 3 de julho de 2025 12:21 am
- Novo terremoto atinge as Ilhas Tokara em Kagoshima - 3 de julho de 2025 12:15 am
- EUA suspendem oficialmente programas da USAID - 3 de julho de 2025 12:11 am