14.8 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 2:20: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Partido Comunista Japonês nomeia primeira líder feminina

Tamura Tomoko assume a presidência em marco histórico para o partido com mais de 100 anos.

Tóquio, Japão – 16 de janeiro de 2024 – O Partido Comunista Japonês fez história ao escolher uma mulher como sua líder pela primeira vez em seus 102 anos de existência. Tamura Tomoko, atual chefe de política do partido, foi nomeada como a nova presidente em seu congresso na quinta-feira (18), sucedendo Shii Kazuo, que ocupava o cargo desde 2000.

Com 58 anos, Tamura foi eleita para a Câmara Alta em 2010, após trabalhar como secretária de um legislador. Atualmente, ela está em seu terceiro mandato. Há quatro anos, Tamura tornou-se chefe de política do partido e é conhecida por seus questionamentos na Dieta sobre supostos problemas relacionados às festas de visualização de cerejeiras hospedadas pelo falecido primeiro-ministro Abe Shinzo.

A nomeação de Tamura é parte da nova composição de liderança que o Partido Comunista Japonês anunciou no último dia do congresso que teve início na segunda-feira (15).

Shii assumiu o cargo de presidente do Comitê Central. A posição estava vaga desde 2006.

O ex-presidente do Comitê Central, Fuwa Tetsuzo, de 93 anos, se aposentou do comitê executivo permanente, o órgão de liderança máxima do partido.

O congresso também adotou uma resolução com o objetivo de aumentar o número de assentos do partido na próxima eleição da Câmara Baixa.

Observadores afirmam que o partido busca um apoio mais amplo da opinião pública por meio da nomeação de Tamura. Sua liderança representa um marco significativo na política japonesa e reflete uma mudança no cenário tradicionalmente dominado por homens.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img