Islamabad, Paquistão, 31 de janeiro de 2024 – Os ministros das Relações Exteriores do Paquistão e do Irã concordaram em expandir a cooperação em segurança, buscando superar as tensões que aumentaram após ataques de mísseis transfronteiriços em alvos que chamaram de militantes.
O Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, visitou o Paquistão e se reuniu com o seu homólogo Jalil Abbas Jilani na segunda-feira (29).
Em uma coletiva de imprensa após as conversações, ambos os ministros disseram ter concordado em colaborar para enfrentar o terrorismo. Amir-Abdollahian afirmou que estavam no Paquistão para anunciar “em voz alta” que não dariam aos terroristas qualquer chance de colocar em perigo a segurança de seus dois países.
O Ministro das Relações Exteriores paquistanês, Jilani, enfatizou que as duas nações possuem instituições, como canais de comunicação robustos entre si, e que estes devem ser totalmente utilizados.
Ele acrescentou que oficiais de ligação, acordados anteriormente, serão destacados nos dois países na “data mais próxima possível”.
Em 16 de janeiro, o Irã realizou ataques de mísseis visando o que disse ser uma base usada por um grupo militante sunita. O Paquistão respondeu com ataques de drones dois dias depois, afirmando estar mirando redutos de grupos militantes separatistas do lado iraniano.
A segurança permanece instável na área da fronteira. O Ministério das Relações Exteriores do Irã diz que nove paquistaneses foram mortos a tiros no sábado por homens não identificados no sudeste do país.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















