Tóquio, Japão – 11 de janeiro de 2024 – A Autoridade de Regulação Nuclear (Nuclear Regulation Authority – NRA) do Japão está discutindo os problemas ocorridos na usina nuclear de Shika, na Prefeitura de Ishikawa, após o devastador terremoto de 1º de janeiro. O órgão regulador está considerando a necessidade de revisar as medidas antissísmicas não apenas em Shika, mas também em outras usinas nucleares do país.
O terremoto atingiu Shika Town, na costa do Mar do Japão, onde a usina nuclear está localizada. Registrando 7 na escala sísmica do Japão, o terremoto danificou os dutos dos transformadores usados para fornecer energia de fora para os dois reatores da usina, resultando no vazamento de óleo para isolamento e resfriamento. Parte do sistema de fornecimento de energia permanece inutilizável.
Os membros da NRA expressaram suas opiniões em uma reunião realizada nesta quarta-feira (10). Alguns apontaram a necessidade de considerar possíveis danos aos transformadores remanescentes de futuros tremores secundários. Outros destacaram a importância de esclarecer a causa dos problemas e acelerar os esforços para colocar os equipamentos danificados em funcionamento.
O secretariado da NRA planeja acelerar a restauração dos transformadores danificados, identificar a causa dos problemas e avaliar a necessidade de revisão das medidas antissísmicas. Ambos os reatores da usina Shika foram desligados muito antes do terremoto, mas a análise da NRA visa fortalecer ainda mais a segurança nas instalações nucleares do país.
- Casos de coqueluche batem recorde e preocupam Japão - 8 de maio de 2025 5:54 am
- Ucrânia alerta para farsa russa durante cessar-fogo - 8 de maio de 2025 5:46 am
- Índia ataca áreas controladas pelo Paquistão - 8 de maio de 2025 5:35 am