Tóquio, Japão – 17 de janeiro de 2024 – O governo japonês está considerando uma visita oficial do Primeiro-ministro Kishida Fumio aos Estados Unidos na primeira quinzena de abril deste ano.
Fontes governamentais revelaram que as administrações japonesa e norte-americana estão planejando uma cúpula bilateral no dia 10 de abril. Além disso, estão em andamento os preparativos para que Kishida faça um pronunciamento no Congresso dos Estados Unidos.
Quando Kishida visitou os EUA em novembro, o presidente Joe Biden propôs uma visita de estado para o início de 2024. As fontes indicam que desde então, os dois governos estavam mirando o início de março.
No entanto, a data pode ser adiada para a primeira metade de abril, pois, em março, Biden está programado para fazer seu discurso sobre o Estado da União, enquanto as deliberações do Parlamento japonês (Dieta) sobre o orçamento de 2024 entrarão na fase final.
A possível visita de Kishida aos EUA seria a primeira desde a do Primeiro-ministro Abe Shinzo em 2015. O evento visa fortalecer os laços diplomáticos entre os dois países e abordar questões bilaterais de importância mútua.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am