Tokyo, Japão – 5 de janeiro de 2024 – O governo japonês está planejando utilizar parte de seus fundos de reserva para fortalecer o fornecimento de suprimentos de emergência às áreas devastadas pelo terremoto da última segunda-feira (1). O Gabinete do Primeiro-Ministro, Kishida Fumio, pretende aprovar, na próxima semana, um plano para dispender cerca de 4 bilhões de ienes, ou mais de 27 milhões de dólares, das reservas para o atual ano fiscal até março.
Além disso, o governo planeja utilizar as reservas do orçamento proposto para o próximo ano fiscal a fim de apoiar os esforços de restauração nas áreas afetadas pelo terremoto.
Mesmo após o marco crucial de 72 horas ter passado na tarde de quinta-feira (4), o governo continuará as operações de busca e resgate. Especialistas afirmam que a chance de sobrevivência em um desastre diminui substancialmente após as primeiras 72 horas.
Em coletiva de imprensa na quinta-feira, Kishida afirmou que se esforçará para que as pessoas nas áreas afetadas possam retomar uma vida pacífica.
É provável que Kishida solicite cooperação não partidária para lidar com as consequências do terremoto durante uma reunião com líderes dos partidos governistas e de oposição nesta sexta-feira (5).
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am