Tóquio, Japão, 26 de janeiro de 2024 – O Gabinete do Japão estimou que o custo dos danos causados pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a região de Noto no Dia de Ano Novo pode chegar a um máximo de 2,6 trilhões de ienes, cerca de 17,6 bilhões de dólares.
O gabinete anunciou a estimativa em uma reunião do gabinete na quinta-feira.
O cálculo foi feito usando um método para fazer estimativas dos danos causados pelo terremoto e tsunami de 2011 que devastou o nordeste do Japão.
Os danos a edifícios, incluindo casas e fábricas, são estimados entre 4 bilhões e 8,8 bilhões de dólares, enquanto os danos à infraestrutura, como estradas, portos e aeroportos, são estimados entre 3,4 bilhões e 8,8 bilhões de dólares.
O gabinete estimou que o total de danos esteja entre 7,5 bilhões e 17,6 bilhões de dólares.
Os danos na Província de Ishikawa são estimados em até 8,8 bilhões de dólares no máximo e em Toyama até 3,4 bilhões de dólares. Os danos em Niigata provavelmente custarão até 6 bilhões de dólares.
O relatório mensal do gabinete também abordou o estado da economia japonesa. Ele manteve a visão de que a economia continua se recuperando moderadamente, embora haja alguns sinais de pausa.
O gabinete afirmou que os possíveis efeitos na economia japonesa do terremoto na Península de Noto precisam ser monitorados de perto.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am