Tóquio, Japão – 30 de Janeiro de 2024 – O governo japonês decidiu impor sanções adicionais a grupos e indivíduos vinculados ao Hamas, com o objetivo de cortar o financiamento da organização terrorista.
Nesta terça-feira (30), ministros do gabinete aprovaram sanções a dois indivíduos envolvidos em captação de recursos e a quatro organizações que gerenciam os ativos do Hamas. Os alvos estarão sujeitos ao congelamento de ativos. Já doze pessoas, incluindo altos funcionários do Hamas, estão sujeitas a essa medida.
O governo afirma que as sanções adicionais enfatizam a posição do Japão de não tolerar os ataques e sequestros do Hamas direcionados a civis. Classificando esses atos como “terroristas”, o Japão condena veementemente tais ações.
O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, disse a repórteres que a lista de sanções foi ampliada para interromper as fontes de financiamento do Hamas e prevenir qualquer brecha que permita o fluxo de financiamento do terrorismo.
Hayashi afirmou que o governo continuará estudando, conforme apropriado, a possibilidade de impor sanções a outras partes relacionadas ao Hamas. As novas medidas refletem os esforços do Japão na promoção da segurança internacional e na prevenção do financiamento de atividades terroristas.
- Japão e Itália elevam parceria e ampliam cooperação estratégica - 16 de janeiro de 2026 10:29 pm
- Voos da China para o Japão devem cair mais de 40% no feriado de Ano Novo Lunar - 16 de janeiro de 2026 10:24 pm
- Trump cria Conselho da Paz para administrar transição em Gaza - 16 de janeiro de 2026 10:19 pm

