Muscat, Omã – 12 de janeiro de 2024 – O Irã anunciou a apreensão do petroleiro St. Nikolas, que esteve envolvido anteriormente em uma disputa com os Estados Unidos. A captura ocorreu enquanto a embarcação transportava carga de petróleo do Iraque para a Turquia, próximo à costa de Omã, em meio a uma série de ataques na região do Golfo Pérsico.
A empresa grega responsável pela gestão do petroleiro afirmou que os Estados Unidos o haviam apreendido no ano passado por transportar petróleo iraniano, violando sanções americanas, resultando na confiscação da carga.
O porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, declarou em coletiva de imprensa que os Estados Unidos estão solicitando a imediata liberação do navio e de sua tripulação. Patel condenou a ação, afirmando que “esse tipo de ação simplesmente adicionará incerteza ao transporte comercial e às economias regionais e globais. Ações provocativas como essa, apoiadas pelo Irã, são uma ameaça à economia global e devem cessar”.
Os Estados Unidos têm acusado o Irã de envolvimento em uma série de ataques no Mar Vermelho. O Irã, por sua vez, apoia os terroristas Houthi, que têm atacado navios comerciais com mísseis e drones. Os Houthi alegam realizar a campanha em solidariedade aos palestinos, continuando-a até que Israel encerre suas ofensivas em Gaza.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am