Tóquio, Japão, 28 de janeiro de 2024 – Os preços ao consumidor em Tóquio subiram em janeiro, mas a um ritmo mais lento do que no mês anterior.
De acordo com os números preliminares dos 23 distritos da capital, calculados até meados de janeiro e excluindo alimentos frescos voláteis, o índice de preços ao consumidor (IPC) registrou um aumento de 1,6 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, meio ponto abaixo do registrado em dezembro.
É a primeira vez em 20 meses que o ritmo de inflação desacelera abaixo de 2 por cento. Os principais fatores são os subsídios do governo para contas de serviços públicos das famílias e o arrefecimento de uma alta nos preços de acomodações.
Mesmo assim, os compradores na capital continuaram a pagar consideravelmente mais por alimentos não frescos, cujos preços subiram 5,7 por cento em relação ao ano anterior.
O índice de preços ao consumidor em Tóquio é considerado um indicador econômico líder. Ele antecede os números para toda a economia. O índice para janeiro será divulgado em 27 de fevereiro.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















