Haia, Países Baixos – 25 de janeiro de 2024 – O Tribunal Internacional de Justiça (International Court of Justice – ICJ) anunciou nesta quarta-feira (24), que decidirá na sexta-feira (26), se emite uma ordem provisória para Israel interromper imediatamente suas operações militares na Faixa de Gaza. Essa decisão está relacionada a um pedido incluído na ação movida pela África do Sul contra Israel em dezembro, acusando o país de cometer genocídio em Gaza.
A África do Sul solicitou ao tribunal, sediado na cidade holandesa de Haia, que indicasse medidas provisórias para proteger os palestinos na enclave antes de uma decisão final no caso, garantindo que Israel cumpra sua obrigação de não se envolver em genocídio.
Durante dois dias de audiências a partir de 11 de janeiro, a África do Sul pediu veementemente a suspensão das operações militares de Israel.
Israel argumentou que suas campanhas militares visam os terroristas do Hamas, não os civis.
O ICJ atua como o principal órgão judicial das Nações Unidas, e suas decisões são consideradas juridicamente vinculativas sob o direito internacional.
- Polícia de Tóquio prende homem por exploração infantil - 8 de novembro de 2025 4:12 am
- Casos de gripe no Japão mais que dobram em uma semana - 8 de novembro de 2025 3:17 am
- Padre filipino recebe Prêmio Ramon Magsaysay 2025 - 8 de novembro de 2025 3:11 am
















