Manila, Filipinas, 31 de janeiro de 2024 – O Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., encontrou-se com líderes vietnamitas durante uma visita de Estado, onde Manila e Hanói concordaram em impulsionar a cooperação marítima para prevenir incidentes no Mar do Sul da China, onde ambos os países têm reivindicações territoriais conflitantes.
Na terça-feira (30), os dois países assinaram um acordo para aumentar a coordenação em questões marítimas e promover confiança e entendimento mútuo. Eles também estabelecerão um sistema de comunicação por telefone direto entre suas guardas costeiras.
Durante as conversas, Marcos afirmou que o Vietnã permanece o único parceiro estratégico das Filipinas na região da ASEAN. Ele acrescentou que esperava que a reunião proporcionasse novas oportunidades para reforçar as relações bilaterais.
Além disso, eles assinaram um acordo comercial no qual o Vietnã concordou em fornecer de 1,5 milhão a 2 milhões de toneladas de arroz por ano às Filipinas, a um preço competitivo e acessível.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















