Manila, Filipinas – 14 de janeiro de 2024 – Autoridades das Filipinas e da China concordaram em promover o diálogo e buscar soluções diplomáticas para as crescentes tensões relacionadas às disputas territoriais no Mar do Sul da China. A subsecretária do Ministério das Relações Exteriores das Filipinas, Ma. Theresa Lazaro, se encontrou com o Assistente do Ministro das Relações Exteriores da China, Nong Rong, em Xangai na última quarta-feira (17).
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que ambos os lados reafirmaram que as disputas no Mar do Sul da China não refletem a totalidade de suas relações bilaterais. Comprometeram-se a aprimorar a comunicação marítima e a continuar gerenciando adequadamente conflitos e diferenças por meio de consultas amigáveis.
Recentemente, os dois países tiveram diversas confrontações nas águas disputadas, com trocas de acusações sobre provocação de conflitos. Em dezembro, navios da Guarda Costeira Chinesa dispararam jatos d’água e colidiram com barcos de abastecimento militar das Filipinas perto do Banco de Thomas Secundo.
A atenção agora se volta para a possibilidade de que o acordo firmado na última quarta-feira reduza as tensões entre Pequim e Manila e proporcione um caminho para soluções pacíficas em meio às disputas territoriais no Mar do Sul da China.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am