Washington, Estados Unidos – 18 de janeiro de 2024 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (17), que o grupo rebelde Houthi, apoiado pelo Irã, foi novamente classificado como um “grupo terrorista globalmente designado”. A medida entrará em vigor em 16 de fevereiro, proibindo pessoas e empresas nos Estados Unidos de fornecer qualquer apoio aos rebeldes e exigindo o congelamento de seus fundos por instituições financeiras americanas.
Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, destacou que os ataques dos Houthi contra o transporte marítimo internacional têm colocado em risco a vida dos marinheiros, prejudicando o livre fluxo do comércio e a liberdade de navegação. Ele acrescentou que, nas últimas semanas, os EUA e seus aliados deixaram claro que deve haver consequências para esses ataques.
Desde novembro, os Houthi lançaram dezenas de ataques a navios comerciais no Mar Vermelho. Na última semana, as forças dos EUA realizaram ataques contra posições dos Houthi para “diminuir” sua capacidade de realizar novos ataques.
Líderes Houthi afirmam que seus ataques são uma mostra de solidariedade com os palestinos em Gaza, prometendo continuar até que Israel encerre suas operações ofensivas. Eles também acusam os americanos de usar a designação de terrorismo como “chantagem”.
A administração do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, adicionou os Houthi a duas listas de terroristas. A administração Biden revogou as designações em resposta a uma crise humanitária no Iêmen, onde os Houthi estão sediados.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am