Ishikawa, Japão – 03 de Janeiro de 2024 – Mais de 60 pessoas foram confirmadas mortas no devastador terremoto que atingiu Ishikawa, no centro do Japão, na segunda-feira (1). Dezenas de milhares ainda estão sem eletricidade.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, informou que as equipes de emergência estão em uma corrida contra o tempo para salvar vidas.
As operações de resgate estão em andamento em toda Ishikawa, onde autoridades afirmam que pelo menos 65 pessoas estão confirmadas como mortas.
Um homem lamenta, “Perdi minhas duas filhas quando o primeiro andar da minha casa desabou. Uma viga do teto desabou sobre a mesa onde minha família celebrava o Ano Novo.”
Ele acrescenta, “Minhas duas filhas foram esmagadas sob a mesa. Não conseguia parar de chorar. Quem imaginaria que isso poderia acontecer.”
Teme-se que muitos outros estão presos sob casas desabadas e expostos ao frio do inverno. Chuvas estão previstas para a noite desta quarta-feira (3).
Kishida declara, “Passaram-se mais de 40 horas desde o terremoto. É uma corrida contra o tempo para salvar vidas e resgatar sobreviventes. Este é um momento crucial.”
Ele acrescenta que o governo fará tudo o que estiver ao seu alcance, priorizando salvar vidas.
Kishida diz, “Aumentamos o número de pessoal das Forças de Autodefesa de 1.000 para 2.000. Não apenas isso. Mais de 2.000 bombeiros e mais de 700 policiais também estão se reunindo de todo o país.”
Kishida também destaca que municípios afetados estão solicitando mais cães de resgate, a rápida reabertura de estradas interrompidas e o fornecimento de água, cobertores e outras necessidades.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am