Cabo Canaveral, Flórida, EUA – 08 de Janeiro de 2024 – Engenheiros da empresa americana “Astrobotic Technology” enfrentam desafios em sua missão lunar para realizar o primeiro pouso dos Estados Unidos na Lua em mais de 50 anos e o primeiro por uma empresa privada. O Peregrine lunar lander, projetado para entregar instrumentos científicos para a NASA, enfrentou problemas durante seu lançamento na segunda-feira (8), a partir do Cabo Canaveral, na Flórida.
A equipe da Astrobotic Technology planejava um pouso suave no próximo mês, mas enfrentou contratempos logo após a separação do módulo lunar não tripulado do foguete. O lander ficou desorientado, e embora os engenheiros tenham corrigido essa “anomalia”, o veículo espacial desenvolveu um vazamento “crítico” de combustível. Os engenheiros estão trabalhando para “estabilizar” a perda e avaliando “perfis de missão alternativos”.
Joel Kearns, Administrador Associado Adjunto da NASA para Exploração, destacou a importância da missão ao afirmar: “Esta será nossa primeira chance de voltar e realmente fazer essas medições que tocam a superfície e ver o que está realmente lá”.
A Astrobotic Technology busca manter a competitividade na corrida espacial internacional. Em agosto, cientistas russos falharam em seus esforços para pousar uma sonda lunar, enquanto alguns dias depois, a agência espacial da Índia teve sucesso ao pousar uma sonda perto do polo sul da lua. Paralelamente, cientistas da NASA planejam enviar astronautas de volta à superfície lunar, demonstrando a intensificação da exploração espacial em todo o mundo.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am