14.8 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 3:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Diplomatas do Japão, EUA e Coreia do Sul concordam em reforçar deterrence contra a Coreia do Norte

Esforços conjuntos para fortalecer a dissuasão contra provocações norte-coreanas são discutidos em reunião em Seul

Seul, Coreia do Sul – 14 de janeiro de 2024 – Altos diplomatas do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul concordaram em intensificar esforços para fortalecer a dissuasão contra as provocações da Coreia do Norte.

A reunião, realizada em Seul nesta quinta-feira (18), contou com a presença de Namazu Hiroyuki, chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão; Jung Pak, Oficial Sênior dos EUA para a Coreia do Norte; e Kim Gunn, Representante Especial da Coreia do Sul para Assuntos de Paz e Segurança na Península Coreana.

Em sua declaração de abertura, Namazu destacou que, desde a última reunião em outubro, a Coreia do Norte continuou suas provocações, incluindo o lançamento de um míssil classe ICBM e o que o país chamou de um satélite de reconhecimento militar. Os três países instaram fortemente a Coreia do Norte a cumprir as obrigações estabelecidas pela comunidade internacional.

Jung Pak, em sua declaração, ressaltou que o lançamento de um míssil balístico de alcance intermediário pela Coreia do Norte no último domingo (14), foi o mais recente caso de provocação irresponsável que aumenta as tensões regionais. Ela expressou profunda preocupação com a escalada recente na retórica hostil da Coreia do Norte, especialmente em relação ao Sul, destacando que isso está aumentando as tensões desnecessariamente na Península Coreana.

Kim Gunn, por sua vez, expressou preocupação com a crescente cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia. Ele afirmou que Kim Jong Un “pode estar confiando na cooperação militar ilegal de seu país com Moscou”, acrescentando que “isso só levará a um beco sem saída”. O encontro sublinha a necessidade de cooperação internacional para garantir a segurança regional diante das crescentes provocações norte-coreanas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img