Taipei, Taiwan – 25 de janeiro de 2024 – O USS John Finn, um destroyer de mísseis guiados da 7ª Frota da Marinha dos EUA, navegou pelo Estreito de Taiwan na quarta-feira (24), conforme anunciado pela própria frota naval.
O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan afirmou que o destroyer navegou do norte para o sul do estreito, em uma demonstração que busca reforçar o compromisso dos Estados Unidos com a liberdade de navegação na região.
Em comunicado, o Comandante de Assuntos Públicos da 7ª Frota afirmou: “A passagem do John Finn pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos em defender a liberdade de navegação para todas as nações como um princípio”.
A declaração prossegue, afirmando que “nenhum membro da comunidade internacional deveria ser intimidado ou coagido a abrir mão de seus direitos e liberdades”.
Em resposta à movimentação, um porta-voz do Comando Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês emitiu um comunicado por meio de sua conta oficial em uma plataforma de mídia social.
O comunicado menciona: “Recentemente, as forças armadas dos EUA têm frequentemente realizado ações provocativas, minando maliciosamente a paz e estabilidade regionais”. A passagem do USS John Finn destaca as tensões contínuas na região do Pacífico e a sensibilidade das relações internacionais envolvendo Taiwan, China e os Estados Unidos.
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am
- Golpistas internacionais são presos na Tailândia - 19 de junho de 2025 3:25 am
- Israel e Irã intensificam ataques mútuos em meio a tensão - 19 de junho de 2025 3:18 am