Pyongyang, Coreia do Norte – 19 de janeiro de 2024 – A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira (19), que conduziu com sucesso um teste de seu sistema de armas nucleares subaquáticas nas águas ao largo de sua costa leste. O país afirma que a ação foi uma resposta aos mais recentes exercícios navais conjuntos realizados pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.
O Ministério da Defesa da Coreia do Norte divulgou o teste em um comunicado lido na Korean Central News Agency, controlada pelo estado. O comunicado afirmou que a Academia de Ciências da Defesa Nacional realizou um teste importante do sistema de armas Haeil-5-23, sem especificar uma data.
A nota também destacou que o teste foi uma resposta aos três dias de exercícios conjuntos realizados pelos EUA, Coreia do Sul e Japão, encerrados na quarta-feira, nos quais um porta-aviões nuclear dos EUA, o USS Carl Vinson, também participou.
Segundo o comunicado, a “postura de contra-ataque nuclear subaquático do exército norte-coreano está sendo aprimorada ainda mais”.
A declaração acrescentou que “diversas ações responsivas marítimas e subaquáticas continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e seus aliados”.
Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte alega testar armas nucleares subaquáticas. No ano passado, em março e abril, o país afirmou ter detonado com sucesso ogivas em áreas-alvo em testes de drones de ataque nuclear capazes de operar subaquaticamente, chamados de “Haeil”, que significa tsunami em coreano. Esses desenvolvimentos recentes elevam as tensões geopolíticas na região e aumentam a preocupação internacional sobre as atividades nucleares do regime norte-coreano.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am