Ishikawa, Japão – 20 de janeiro de 2024 – Autoridades japonesas estão emitindo alertas na região afetada pelo recente terremoto na Península de Noto, destacando o risco iminente de deslizamentos de terra devido às previsões de chuvas a partir da tarde deste sábado (20).
De acordo com a Agência Meteorológica, a atividade sísmica permanece em níveis elevados na região de Noto, mesmo que o número de tremores tenha diminuído gradualmente. Na manhã de sexta-feira (19), dois fortes terremotos atingiram a Prefeitura de Ishikawa, com uma intensidade de 4 na escala sísmica japonesa, que vai de zero a 7.
A agência alerta que terremotos com uma intensidade superior a 5 podem ocorrer na região nas próximas duas ou três semanas. Devido aos inúmeros tremores, mesmo uma pequena quantidade de chuva pode desencadear deslizamentos de terra.
Além disso, temperaturas baixas são esperadas em Ishikawa neste sábado, com uma máxima prevista de 8 graus Celsius para a cidade de Wajima e 7 graus para a cidade de Kanazawa.
Muitas pessoas adoeceram devido às estadias prolongadas em abrigos, e algumas perderam a vida possivelmente devido a causas relacionadas ao desastre. Os evacuados são aconselhados a tomar precauções contra a hipotermia, além de monitorar as condições de saúde de membros da família e outros ao seu redor. Eles também são instados a se manterem aquecidos usando cobertores e praticando exercícios físicos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am