Ishikawa, Japão — 22 de janeiro de 2024 – Campanhas de arrecadação de fundos estão sendo realizadas para apoiar as indústrias tradicionais na região de Noto, na prefeitura de Ishikawa, que foi devastada por um terremoto massivo no primeiro dia do ano novo.
Um grupo de voluntários percorreu as ruas do distrito de Shinjuku, em Tóquio, no domingo (21), solicitando doações para auxiliar os artesãos de Wajima-nuri, conhecidos por seus trabalhos em laca.
O grupo afirmou ter recebido informações de uma loja de laca em Wajima City, relatando que muitos estúdios e escritórios na área desabaram devido ao terremoto.
A meta é arrecadar 11,3 milhões de ienes, cerca de 76 mil dólares, até o final de fevereiro. O dinheiro será destinado à reconstrução de estúdios e à compra de ferramentas.
Saito Kosaku, membro do grupo, enfatiza a importância dos esforços para preservar as indústrias e culturas de Ishikawa, expressando a esperança de que a campanha do grupo faça parte desse esforço.
No mesmo dia, em Shinagawa, Tóquio, uma exibição beneficente de um documentário foi realizada. “A Genealogia do Sake” destaca mestres cervejeiros nas cidades de Wajima e Suzu ao longo de dois anos e meio.
A diretora, Ishii Kaori, pediu aos presentes que lembrassem das pessoas que viviam em Noto e como conduziam suas vidas, mantendo a região em seus pensamentos durante o processo de reconstrução que pode levar anos.
A Associação de Produtores de Sake de Ishikawa relata que o terremoto deixou todos os 11 produtores na região de Oku-Noto, que inclui Wajima e Suzu, incapazes de operar.
Ishii afirma que cerca de 80 indivíduos e grupos em todo o país a contataram sobre a exibição de seu filme. Os recursos arrecadados serão doados para apoiar as áreas atingidas pelo terremoto.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am