Sydney, Austrália, 31 de janeiro de 2024 – O governo australiano anunciou que aumentará o apoio à polícia de Timor-Leste à medida que a influência da China cresce na região do Indo-Pacífico.
O Ministro para o Desenvolvimento Internacional da Austrália, Pat Conroy, encontrou-se com o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, na segunda-feira (29), durante uma turnê diplomática pelo Pacífico.
A Austrália diz que fornecerá 23 milhões de dólares americanos para que a polícia em Timor-Leste possa melhorar sua preparação para desastres naturais, capacidades marítimas e resposta ao crime organizado.
A Austrália tem apoiado a força policial de Timor-Leste por 20 anos. O país continua sendo um dos maiores parceiros de desenvolvimento e segurança do Timor-Leste, mas está preocupado com o crescente compromisso da China com as nações do Pacífico.
A China e Timor-Leste assinaram uma parceria abrangente em setembro passado. Os dois países concordaram que a China forneceria ajuda de infraestrutura à nação insular no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota de Pequim.
A próxima parada de Conroy é Nauru, que mudou os laços diplomáticos de Taiwan para Pequim no início deste mês.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am