Tóquio, Japão – 25 de janeiro de 2024 – As negociações salariais anuais estão começando no Japão, e a atenção está voltada para a possibilidade de o ímpeto de aumento salarial do ano passado continuar. Grandes fabricantes estão sendo encorajados a aumentar os preços para poderem elevar os salários de seus funcionários.
No entanto, um economista destaca o desafio de estender esse movimento para pequenas e médias empresas, que podem encontrar dificuldades em repassar os custos.
Sakai Saisuke, Economista Sênior da Mizuho Research & Technologies, afirma: “É fundamental promover ajustes de preços adequados, especialmente entre as empresas de menor porte. É importante conscientizar o público de que é natural que os salários aumentem e que as empresas repassem parte dos custos para os preços ao consumidor”.
Sakai ressalta que aumentos salariais maiores do que no ano anterior podem finalmente impulsionar os salários reais e estimular o consumo pessoal. Ele adiciona que isso está alimentando expectativas de que este será um grande evento para a economia.
O debate sobre os aumentos salariais não se limita apenas às grandes corporações, mas também destaca a importância de envolver as pequenas e médias empresas nesse movimento. O impacto dessas negociações nas diversas camadas da economia japonesa é aguardado com interesse, enquanto o país busca fortalecer seu cenário econômico e impulsionar o poder de compra dos trabalhadores.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















