20.4 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 6:07: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Alerta de neve intensa em áreas afetadas por terremoto na Península de Noto a partir de terça-feira (23)

Autoridades meteorológicas advertem para possível queda de neve pesada e riscos adicionais em regiões já abaladas pelo terremoto de 1º de janeiro.

Península de Noto, Japão — 22 de janeiro de 2024 – Autoridades meteorológicas alertam que áreas severamente afetadas pelo terremoto que atingiu a Península de Noto em 1º de janeiro devem permanecer vigilantes para possíveis deslizamentos de terra e quedas de neve intensas nos próximos dias.

A previsão é de que a massa de ar mais frio desta temporada chegue a partir de terça-feira (23), trazendo consigo intensas quedas de neve ao longo da costa do Mar do Japão até quinta-feira (25).

Nas próximas 24 horas, a expectativa é de 20 a 40 centímetros de neve nas áreas ao longo das montanhas na Prefeitura de Niigata e na região de Hokuriku, 10 a 20 centímetros nas áreas mais baixas de Niigata, e de 5 a 10 centímetros nas planícies de Ishikawa e outras prefeituras de Hokuriku.

Até a noite de quarta-feira, prevê-se que a queda de neve alcance de 70 a 100 centímetros nas áreas montanhosas de Niigata, de 30 a 50 centímetros nas áreas mais baixas de Niigata e Toyama, e de 20 a 40 centímetros nas planícies de Ishikawa e Fukui.

A Agência Meteorológica do Japão adverte para possíveis interrupções no tráfego devido à acumulação de neve e estradas escorregadias. Também aconselha os moradores a ficarem alertas para avalanches e para o fenômeno chamado de acúmulo de neve.

Estruturas danificadas pelo terremoto podem colapsar sob o peso da neve acumulada.

Muitas pessoas relataram adoecimento devido às estadias prolongadas em abrigos de emergência. Alguns morreram de possíveis causas relacionadas ao desastre.

Os evacuados são aconselhados a monitorar membros da família e vizinhos que possam se sentir mal.

Embora o número de tremores nas áreas afetadas esteja diminuindo, a atividade sísmica permanece em níveis elevados.

Até as 16h de domingo (21), foram observados 1.484 tremores com intensidade 1 ou superior na escala sísmica japonesa de zero a 7 desde o terremoto de magnitude 7,6 ocorrido no Ano Novo.

As autoridades meteorológicas instam as pessoas a permanecerem alertas para terremotos de intensidade superior a 5 nas próximas duas ou três semanas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img