Wajima, Japão – 25 de janeiro de 2024 – Os moradores das áreas costeiras do Mar do Japão, incluindo a Península Noto, recentemente impactada por um terremoto, estão sendo instados a tomar precauções diante da previsão de fortes nevascas. A Agência Meteorológica do Japão alerta que um padrão de pressão de inverno deve se fortalecer com a chegada da massa de ar frio mais poderosa da temporada.
Segundo a agência, a previsão é de intensas quedas de neve nas regiões ao longo do Mar do Japão, do oeste ao norte do país, de terça (23) a quinta-feira (25). Embora a neve deva se concentrar principalmente em montanhas e áreas montanhosas, é provável que ocorram fortes nevascas nas planícies das regiões de Tokai, Kinki e Kyushu, que normalmente não recebem grande quantidade de neve.
Ao longo das 24 horas até quarta-feira (24), pela manhã, são esperados até 80 centímetros de neve na região de Hokuriku, 70 centímetros na Província de Niigata e 60 centímetros na região de Tokai.
Para o período de 24 horas até quinta-feira pela manhã, a previsão é de até um metro de neve na região de Hokuriku e na Província de Niigata, até 80 centímetros na região de Tohoku e até 70 centímetros nas regiões de Tokai e Kinki.
A agência alerta que ventos fortes, acompanhando a neve, provavelmente causarão condições marítimas agitadas na região de Hokuriku e no norte do Japão. Autoridades estão pedindo às pessoas que fiquem alertas para interrupções no tráfego, ondas altas e avalanches.
Há também o alerta de que a neve pode levar ao desabamento de casas e edifícios danificados pelo terremoto de Ano Novo, devido ao peso adicional.
Além disso, é esperado um frio intenso, com a temperatura máxima prevista para terça-feira sendo de 3 graus Celsius nas cidades de Wajima, Kanazawa e Toyama.
Os evacuados são aconselhados a tomar precauções contra a hipotermia, além de monitorar a condição de saúde de familiares e outras pessoas ao seu redor. Eles também são instados a se manterem aquecidos usando cobertores e realizando exercícios.
Embora o número de tremores nas áreas afetadas tenha diminuído, a atividade sísmica permanece em níveis elevados. Até as 4 horas da manhã desta terça-feira, foram observados 1.498 tremores com intensidade de 1 ou superior na escala sísmica japonesa de zero a sete.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















