Shika, Ishikawa, Japão – 07 de janeiro de 2024 – Um novo terremoto atingiu a região de Shika, na Prefeitura de Ishikawa, na Península de Noto, Japão, apenas cinco dias após um sismo significativo abalar a cidade no primeiro dia do ano. As autoridades afirmam que não há ameaça de tsunami relacionada ao último evento sísmico.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o terremoto de magnitude estimada em 4.3 ocorreu no sábado (6), por volta das 23h20, horário do Japão. O epicentro foi registrado ao largo da costa da Península de Noto, a uma profundidade de aproximadamente 5 quilômetros.
Em coletiva de imprensa realizada no início deste domingo (7), um representante da agência informou que o abalo atingiu uma intensidade de 6 na escala sísmica japonesa, que varia de zero a 7, na cidade de Shika.
A agência está instando a população a ficar alerta para possíveis atividades sísmicas nos próximos dias, destacando o risco de deslizamentos de terra e outros desastres desencadeados por terremotos.
A operadora da usina nuclear de Shika relatou que não houve registros de irregularidades após o terremoto, proporcionando uma nota de tranquilidade em relação à segurança nuclear.
Diante do ocorrido, autoridades do governo se reuniram rapidamente no Gabinete do Primeiro-Ministro para coletar informações. O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, ao falar com a imprensa ao deixar o escritório, assegurou que as informações foram analisadas de forma abrangente e que o último tremor não teve um impacto significativo nas áreas previamente afetadas.
A população local permanece em alerta, enquanto as autoridades monitoram de perto a atividade sísmica na região nos próximos dias.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am