13.5 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  2:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trailers Toilet ajudam nas zonas afetadas pelo terramoto

Em meio aos estragos causados pelos terremotos, trailers com banheiros de descarga são enviados para centros de evacuação em Ishikawa, trazendo alívio e higiene.

Ishikawa, Japão – 08 de janeiro de 2024 – Em meio às dificuldades enfrentadas por áreas impactadas pelos terremotos que começaram no primeiro dia do ano novo, uma solução inovadora e essencial está trazendo conforto e higiene para os centros de evacuação em Ishikawa, no Japão. Os chamados “toilet trailers”, trailers equipados com banheiros de descarga, estão sendo enviados de municípios de todo o Japão para áreas que ainda sofrem com cortes de água e energia.

Oito desses “toilet trailers” foram entregues a centros de evacuação em Noto Town, Nanao City e Wajima City, todos localizados na Prefeitura de Ishikawa, onde os problemas de abastecimento de água e energia persistem.

A associação incorporada geral, Tasukeai Japan, que promove esforços para expandir o uso desses trailers em todo o país, destaca que cada trailer é equipado com 3 a 4 banheiros e é capaz de realizar cerca de 1.500 descargas por veículo. Além disso, os banheiros podem ser acionados utilizando energia solar.

Na sexta-feira (5), um desses trailers, pertencente à Prefeitura de Gunma, chegou ao prédio municipal de Noto Town. Uma mulher na faixa dos 70 anos, usuária do banheiro, comentou que a diferença é muito grande entre ter um banheiro que pode ser descarregado e não ter.

Um homem na faixa dos 50 anos, que anteriormente utilizava sacos de lixo sobre a tigela do vaso sanitário, afirmou que os novos banheiros são convenientes, pois agora ele pode até lavar as mãos.

Michishita Masatoshi, chefe do escritório de gerenciamento de crises da cidade, expressou preocupação de que as pessoas evitem beber água devido à preocupação com banheiros insalubres, podendo sofrer problemas de saúde como desidratação. Ele ressaltou que o serviço é muito útil enquanto a falta de água persiste.

Esses “toilet trailers” não apenas oferecem uma solução prática para as necessidades básicas, mas também contribuem para a manutenção da saúde e higiene em situações de emergência, proporcionando um alívio valioso para aqueles afetados pelos terremotos. A iniciativa destaca a importância da inovação e solidariedade em tempos de crise.