Tóquio, Japão – 7 de dezembro de 2023 – Um painel do governo japonês elaborou um plano para adiar o lançamento da sonda lunar marciana liderada pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) até o ano fiscal de 2026. A missão faz parte do projeto Martian Moons Exploration (MMX), que visa pousar na lua marciana Phobos e trazer amostras de sua superfície de volta à Terra, buscando lançar luz sobre a origem da lua. Inicialmente, o lançamento estava previsto para o ano fiscal de 2024.
O painel, pertencente ao Gabinete do governo, se reuniu na terça-feira (5), e compilou um rascunho de revisão dos projetos de desenvolvimento e cronogramas da política espacial do país. Uma das principais razões para o adiamento é o fracasso do lançamento do novo foguete H3, a nave principal do país, em março. Esse fracasso causou atrasos em lançamentos subsequentes do foguete H3. O painel também considerou a órbita de Phobos ao tomar a decisão.
Além disso, o projeto Lunar Polar Exploration (LUPEX), que visa investigar a possível existência de recursos, incluindo água, na Lua da Terra, também pode ser adiado em um ano.
As revisões estão previstas para serem aprovadas em uma reunião do Quartel-General Estratégico para a Política Espacial Nacional até o final do ano. O adiamento representa um ajuste necessário para garantir o sucesso das missões espaciais japonesas, considerando contratempos e desafios técnicos.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am